Rupturas do tendão quadriciptal
O tendão quadriciptal está localizado logo acima da patela e faz parte do aparelho extensor do joelho. Atua na transmissão de forças do quadríceps para a tíbia proximal, sendo imprescindível para o movimento de extensão do joelho.
Geralmente a ruptura deste tendão ocorre devido a uma sobrecarga associada a alguma patologia preexistente (tendinite, uso de corticosteroides, diabetes mellitus, gota, insuficiência renal e hiperparatireoidismo). Na maioria das vezes, ocorre contração excêntrica reflexa do quadríceps para impedir uma queda seguida de dor aguda. A presença de lesão completa do tendão resulta em incapacidade para extensão ativa do joelho, comprometendo totalmente a marcha.

O exame físico revelará um defeito palpável e doloroso, dependendo do momento da apresentação, além de edema e equimose subcutânea. Para complementar o diagnóstico utilizamos a ultrassonografia ou a ressonância magnética.
O tratamento não-cirúrgico é indicado somente em rupturas parciais. A imobilização do joelho em extensão durante 4 a 6 semanas, com o apoio de peso que puder ser tolerado, proporcionará a cicatrização adequada.
Em rupturas totais do quadríceps o reparo cirúrgico imediato é a técnica que oferece resultados mais consistentes e previsíveis.